RSS

EUA: O Perigo do privilégio religioso

16 Fev

Deveria ser óbvio agora que a religião é concedida em um lugar privilegiado e protegido em nossa sociedade e que o perigo dessa situação é grosseiramente subestimado.

A religião é tão privilegiada nos Estados Unidos que ostenta na  moeda o lema: “Em Deus Confiamos”, e na Promessa de Lealdade contém as palavras: “Uma nação sob Deus.” De fato, muitas vezes parece que não importa a pessoas que adoramos a Deus, enquanto é um deles.

A censura de opinião anti-religiosa na mídia é outro exemplo da posição privilegiada da religião. Eu testemunhei isso eu só recentemente, quando enviou uma carta-para-o-editor de um jornal e a vi publicada em forma resumida Eu tinha citado pessoas reais, que haviam sido prejudicadas psicologicamente pelos ensinamentos do inferno, a fim de fazer um ponto. Essas citações, todas elas, foram suprimidos na carta publicada. Aparentemente, o remédio era forte demais. Isso pode perturbar o conforto de alguém. Se eu tivesse citado opinião política ou de declarações representam uma escola de economia ou de outra, eu acho muito pouco provável que as cotações teria sido removido. Só a religião consegue esse tipo de tratamento privilegio.

Qual é o perigo de privilégio religioso? Considere isso. Há grandes e ativas seitas cristãs que hoje ensinam que a oração é o tratamento adequado para a doença, não a medicina. Existe uma outra seita que comanda os seus membros a recusar transfusões de sangue em toda e qualquer circunstância. Esses ensinamentos têm sido responsáveis por muitas mortes, incluindo as mortes de crianças. Há consideráveis evidências científicas, que contraria os ensinamentos (que são atribuídos a Bíblia), mas você vai ver pouca discussão destas questões em fóruns públicos, pois é considerado de algum modo indelicado questionar as crenças religiosas das pessoas em público. Às vezes as pessoas morrem desses ensinamentos, mas a religião é privilegiada. Alguns estados ainda têm leis isentando os pais da responsabilidade legal pela morte de seus filhos causados por essas crenças.

Qual é o perigo de privilégio religioso? O relatório Ryan (20 de maio de 2009) sobre o abuso infantil em instituições católicas na Irlanda, é outro exemplo de primeira classe. Segundo o relatório Ryan, por causa do poder e do prestígio da Igreja Católica na Irlanda, sempre que o abuso de crianças foi relatado às autoridades católicas, que foi coberto, do público e da lei. De fato, em muitos casos, quando as pessoas trouxeram violações à atenção da polícia, a polícia considerou que era uma questão da igreja e passou a alegações sobre a autoridades da Igreja, em oposição a investigar-se. O Departamento Nacional de Educação também foi condenado no relatório para abdicar das suas responsabilidades para as crianças envolvidas, o que fez em homenagem à igreja.

Cobre-se o que aconteceu várias vezes no país, assim, ocorreu porque as igrejas são vistas como mais importantes do que pessoas. Claramente, quando o dogma religioso é considerado sagrado, a moralidade fica torcido para servir o dogma. A criança abusada indivíduo torna-se “danos colaterais”, uma lamentável, mas preocupação secundária. A reputação e a sobrevivência da religião sempre em primeiro lugar.

O perigo claro e presente aqui é que se não podemos retirar a religião para baixo do seu pedestal de privilégio e desafio às igrejas publicamente para provar o valor e “verdade” de suas Verdades absolutas, então o povo continuará a sofrer as consequências – especialmente as crianças , que são quase sempre incapazes de rejeitar, ou mesmo a questionar, a religião de seus pais.

http://new.exchristian.net/2010/04/danger-of-religious-privilege.html

Anúncios
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 16 de Fevereiro de 2011 em Política, Reflexões, Religião

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: