RSS

Greve da PM: Só é bom quando se está na oposição

08 Fev

Fonte: Blog do Tsavkko

 

A PM se excedeu, o que acontece é um motim, é violento e etc, ok, não discordo. O que esperar de marginais fazendo greve, mesmo que nem seja a minoria tocando o terror? Quando você entrega nas mãos de gente despreparada, incapaz e sem sequer educação formal decente (gente, só precisa ter ensino fundamental pra ter uma arma na mão e se achar “autoridade”) a segurança de um estado (e não do povo, sejamos honestos) espera que acontecça o que?

Mas o fato é que a PM existe, é extremamente mal paga e está em greve. Esta é a realidade. Há no congresso a tramitação da PEC 300 que poderia melhorar um pouco a situação, mas o governo faz pouco caso.

Pessoalmente, repito, defendo a extinção da PM. Segurança tem que ser civil e ter amplo controle cidadão sobre seu funcionamento. Mas sabemos que a Polícia Militar serve aos propósitos de governadores, como as GCM, armadas, servem aos interesses dos prefeitos (GCM é polícia patromonial, não faz zentido andar armada, apenas se há interesses políticos e higienistas por trás).

Me dói os olhos ver blogueiro(a) fazendo assessoria pra governador que, quando na oposição, patrocinou greve da PM. Até o Lula, quando era oposição – como é fácil ser oposição e atirar pra todos os lados, não? -, antes da Carta aos Brasileiros, quando o PT ainda entendia o que significava o “trabalhadores” no nome, declarou que o salário da PM era “mixo” e que isso JUSTIFICAVA greve.

Vejam declaração de Lula:

“Acho que, no caso da Bahia, o próprio governo articulou os chamados arrastões para criar pânico na sociedade. Veja, o que o governo tentou vender? A impressão que passava era de que, se não houvesse policial na rua, todo o baiano era bandido. Não é verdade. Os arrastões na Bahia me lembraram os que ocorreram no Rio em 92, quando a Benedita (da Silva, petista e atual vice-governadora do Rio) foi para o segundo turno (nas eleições para a prefeitura). Você percebeu que na época terminaram as eleições e, com isso, acabaram os arrastões? Faz nove anos e nunca mais se falou isso”, disse Lula.

Mas hoje o PT não é mais oposição. Nem no país e nem na Bahia, então as coisas mudam. PM só serve pra dar porrada quando o governo manda e acabou.

Porque será que quando o PT era oposição os “arrastões” eram obra do governo, mas quando o PT é governo ninguém nem atenta pra essa possibilidade? Que fique claro que eu acho que a posição do Lula era equivocada. PM é bem capaz de fazer até pior – e faz. Mas a mudança de comportamento oposição/situação é claríssima!

E isso se repete sistematicamente. Pinheirinho? Estado é do PSDB, pau nele. Tupinambás? Bahia, PT e PF no meio! Ficamos calados pra não comprometer. Greve dos professores em estado tucano? Apoiamos! Greve dos professores federais? Escondemos ou chamamos de oportunistas só!

Guarani-Kaiowá? Opa, é governo federal no meio, vamos ficar calados e fingir que não acontece nada. Assim como com Belo Monte, é o governo federal, então ou a gente apoia cegamente ou cala a boca pra não dar pano pra manga.

Aí chego na questão principal: Se a PM é tão terrível – e é – porque Dilmão, que tem MAIORIA no congresso (fez alianças com deus e o diabo, especialmente odiabo, e hoje tem maioria) não põe um fim à PM?

Aí os petistas logo irão dizer que não dá, porque o apoio no congresso não é automático, que é difícil e blablabla. Oras, eu me pergunto, mas se o apoio não é automático, porque os cargos, benesses e caixinha são? PP, PMDB, PR e cia tem ministérios, cargos, comissões, mas só apoiam o que querem? Que “apoio” é esse?

O PT fez greves a vida toda – ao menos até virar governo, porque hoje até a CUT é forçada a protestar contra privatização petista e o próprio PT vai esconder e enterrar a CPI da Privataria Tucana, talvez com medo que em alguns anos a sua privataria seja escandcarada, afinal, uma mão lava a outra – e apanhou da PM, mas hoje onde governa sabe usar a PM e por isso não tem interesse em seu fim. Apenas fazem discursos ridículos quando são contrariados.

O papo da “herança maldita” não cola mais. o PT está ha 9 anos no poder e não demonstrou interesse algum nem em reformar a PM, nem e acabar com ela e sequer em votar a PEC 300. Segurança pública não é de interesse do partido dos trabalhadores que criminaliza greves. Aliás, a greve dos professores federais ano passado foi tratorada. Os professores não tinham armas. A PM tem. Então a “solução” é usar o PIF, o Partido da Imprensa Favorável, a tal blogosfera progressista,  pra fazer assessoria contra a greve, mas só contra as que interessa abafar.

Argumentos fanáticos-petistas pífios:

Greve da PM é ilegítima e ilegal —> Então porque o Wagner apoiou greve “ilegítima e ilegal” e também o Lula, no passado?
PM está “chantageando” o governo —> FHC dizia a mesma coisa de toda greve contra ele… “Chantagem” é pedir melhores salários? Então proiba-se logo toda greve!
PM está sendo violenta —> Que os culpados sejam punidos, mas as reivindicações da maioria não podem ser tratoradas.
PM é um câncer —> Então porque Dilmão, que tem MAIORIA – às custas de ministérios, cargos, comissões e “caixinha”, vulgo Mensalão – no congresso não vota pra abolir a PM?
Mas não é maioria incondicional —> Mas os ministérios e as mamatas são.
Tem que fazer aliança pra governar —> Então governa, porr*! Aliança não falta, só o PSDB e o DEM tão de fora – até quando, não sei!
Herança Maldita —> só se Dilma tem herança maldita do Lula, porque o governo veio dele. E são 9 anos pra mudar alguma coisa. A desculpa vai colar até quando, 2050?

Em 2001 o PT defendeu greve da PM na Bahia, mas era oposição. Hoje é situação, então só apoia as greves nos estados do PSDB. E a militância fanática assina embaixo. Em 2001 o PT acusava o governador de tocar o terror pra acusar a PM. Hoje o PT acusa a PM pelo terror que PODE ter sido também, em parte, orquestrado. Claro, em ambos os casos é possível e provável que seja culpa mesmo da PM, mas notem os posicionamentos.

A PM continua aí e continuará e o PT saberá usá-la sempre que “necessário”, assim como faz o PSDB e TODOS os demais partidos que tem algum poder. O mais lamentável, porém, é a assessoria vergonhosa que governistas fazem pra governador safado e governo federal altercapitalista e privatista.

 

CONFIRA TAMBÉM:

Advertisements
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 8 de Fevereiro de 2012 em Política

 

Etiquetas: , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: