RSS

Grupos cristãos americanos estimulam a homofobia na África

03 Ago
Segundo o Instituto “Political Research Associates” (PRA), de Boston, grupos de cristãos dos EUA estão tentando fazer uma “colonização cultural” na África.
.
De acordo com o relatório do PRA, organizações religiosas americanas estão expandindo suas operações em todo o continente africano. Eles têm aberto escritórios em vários países com a intenção de promover políticas conservadoras e leis homofóbicas. Os grupos em questão são: “American Centre for Law and Justice” (ACLJ), fundado pelo televangelista Pat Robertson, o grupo católico “Human Life International” e o “Family Watch International”, liderado pela ativista mórmon Sharon Slater.

.

Esses grupos usam de um discurso alarmista, dizendo, entre outras coisas, que a estratégia de controle populacional da ONU vai destruir a família africana. Sharon Slater teria afirmado que os homossexuais são significativamente mais promíscuos que os heterossexuais e que têm maior probabilidade de praticar a pedofilia. “A ONU foi dominada por homossexuais. Ela inventa bobagens e as apresenta aos africanos como fatos”. Ainda segundo Slater, termos como “direitos de gênero” e “identidade de gênero” são “códigos” que indicam “homossexualismo”.
.
O relatório intitulado: “Colonizando Valores Africanos: Como a Direita Cristã Americana Está Transformando a Política Sexual na África”, analisou dados de sete países africanos e pagou pesquisadores para trabalhar por vários meses no Quênia, Malauí, Zâmbia e Zimbábue.
.
Nos últimos cinco anos as organizações teriam aberto ou ampliado representações na África, dedicadas à promoção de sua visão de mundo cristã e de direita. Uma rede de cristãos carismáticos de direita, conhecida como o “Movimento de Transformação”, se uniu a eles para promover guerras culturais em torno da homossexualidade e do aborto, apoiando proeminentes ativistas e líderes políticos conservadores africanos.
.
Um dos autores do relatório, o padre anglicano zambiano Kapya Kaoma, disse que grupos cristãos de direita incentivam a visão de que as relações entre pessoas do mesmo sexo são antiafricanas e impostas pelo Ocidente, uma visão que na realidade é baseada na Bíblia, e não na cultura africana tradicional. “A homossexualidade não é algo estrangeiro, mas é descrita como tal pela direita cristã.”, disse o padre.
.
Kaoma citou como exemplo uma jovem lésbica no Zimbábue que foi levada a várias igrejas para que o “demônio” fosse expulso de seu corpo. Segundo a avó da jovem, ela estava possuída pelo espírito de seu falecido tio, que nunca havia se casado.
.
Para Kaoma, os grupos americanos estão perdendo terreno nos Estados Unidos e, por essa razão, estariam buscando ganhos mais fáceis e rápidos na África. “Eles parecem saber que estão perdendo a batalha nos Estados Unidos, de modo que, o melhor que podem fazer é passar a ideia de que estão ganhando em outra parte do mundo. Isso lhes dá a chance de tentar levantar novos fundos nos EUA. A África é um joguete na batalha que estão travando nos Estados Unidos.”, afirmou.
.
O relatório foi elogiado por ativistas dos direitos dos cidadãos LGBTs. Frank Mugisha, diretor executivo do grupo “Minorias Sexuais” de Uganda, comentou: “Estou grato pela documentação mostrada neste relatório, confirmando que é a homofobia que é exportada pelo Ocidente, e não a homossexualidade.”
.
“Espero que este relatório funcione como alerta para que as comunidades religiosas de Uganda e do Ocidente, percebam que as guerras culturais americanas, impostas a nós pela direita cristã, colocam em risco não apenas a cultura africana, mas também as vidas de africanos LGBTI como eu.”, declarou Mugisha.
.
Essas organizações fundamentalistas critãs não agem somente na África. Onde houver miséria e ignorância, eles estão lá. Inclusive, estão agora mesmo – e fazendo a mesma coisa – na Amazônia, por exemplo.
.
.

CONFIRA TAMBÉM:

Advertisements
 

Etiquetas: , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: