RSS

CASO GUARANI-KAIOWÁ: “Índio bom é índio morto” diz colunista do Jornal “O TEMPO”

13 Nov
O Colunista Walter Navarro debocha da luta de um dos povos mais dizimados de nossa história e faz apologia ao ódio contra indígenas. Desmerece, também, todos que se inquietaram com a situação de desumanidade e injustiça plena imposta aos Guarani-Kaiowá.

Veja o Texto dele na íntegra:

Tem coisa mais chata, hipócrita, brega e programa de índio que este pessoal do Facebook adotando o nome Guarani Kaiowá? Gente cuja relação com o verde se resume à alface do McDonald’s… Mais ou tão irritante só os apresentadores da GloboNews chamando a opinião de “Guga Chacra, correspondente de ‘O Estado de S. Paulo’, em Nova York” sobre o furacão Sandy sem KY em NY… Aliás, este Guga Chacra, com seu sotaque do Itaim Bibi é um mala! E o nome Itaim Bibi também é osso, será primo dos insuportáveis guarani kaiowá? Gosto é dos Nambiquaras, que estão extintos?

Uma dessas chatas do Facebook reclamou da minha gozação dizendo que todo brasileiro é guarani kaiowá. Eu não! Nunca nem ouvi falar e, se é pra escolher, prefiro descender dos tapaxotas ou tapaxanas. Mas bom mesmo é de destapar…

Guarani, só meu time em Campinas, campeão brasileiro de 1978.

Como diriam o Marechal Rondon e os irmãos Villas Boas, “Índio bom é índio morto”! “Matar, se preciso for, morrer, nunca!”.

Tudo em São Paulo tem nome de índio. Consciência pesada dos bandeirantes: Anhanguera, Ibirapuera, Canindé, Aricanduva, Morumbi, Jabaquara, Tucuruvi, Tatuapé e agora Haddad, da tribo dos Ali Babás… Ô raça!

Por falar na terra de Maluf e do PT, o que está acontecendo em São Paulo? Acho que a Lei do Desarmamento não pegou por lá. Principalmente quando tem eleição. É assim: Lula liga pro Zé Dirceu, que liga pro Gilberto Carvalho; daí pro Genoíno, que liga pro Marcos Valério, que liga pros presídios e manda matar o Celso Daniel; quer dizer, matar policiais e concorrentes, em troca de banho de sol, visita íntima e regalias mensais.

Outra paulistana, aquela maconheira da Rita Lee, tem até modinha cantando: “Se Deus quiser, um dia eu quero ser índio, viver pelado, pintado de verde, num eterno domingo, ser um bicho preguiça, espantar turista e tomar banho de sol…”.

Credo! Fico pelado só para fins de reprodução, odeio domingo, preguiça é pecado; sou viajante (turista, gosto nem de ver) e banho de sol, repito, é coisa pra petista.

Viver pelado, pintado de verde, também é bom não. Imaginem se me confundem com um palmeirense.

E chamar índio de preguiçoso é preconceito, ignorância histórica. Índio é correligionário do ócio criativo… Ou, simplesmente do ócio, pronto.

Tem mais. Estes petistas, ambientalistas de Facebook, de passeata e de domingo, partidários dos Espelhinhos & Miçangas (Guaranis Kaiowá), também enchem o saco dizendo que todo mundo lamenta os estragos do furacão nos EUA e fala nada sobre Cuba. Ô raça!

É aquela piada: “Barak Obama e Gordon Brown estão num jantar na Casa Branca. Um dos convidados aproxima-se e pergunta: ‘De que é que estão conversando de forma tão animada?’.

‘Estamos fazendo planos para a terceira Guerra Mundial’, diz Obama.

‘Uau!’, exclama o convidado: ‘E quais são esses planos?’

‘Vamos matar 14 milhões de argentinos e um dentista’, responde Obama.
O convidado, confuso, pergunta: ‘Um… dentista? Por que é que vão matar um dentista?’.
Brown dá uma palmada nas costas de Obama e exclama: ‘Não te disse? Ninguém vai perguntar pelos argentinos!’.

Argentino, cubano, tudo boliviano!

E se Nova York acabar, onde vou comer meus “hot dogs” do Nathan’s? No Haiti? Façam-me o favor… Misericórdia! Jesus me chicoteia!

Quando Darwin, Lévi-Strauss e Diogo Mainardi descobriram o Brasil, tiraram várias conclusões sobre os guaranis kaiowá, um povo pescador de baiacus, que captura borboletas, retalha suas asas e coloca-as em cinzeiros de vidro para espantar, melhor, para vender aos turistas.

Protérvia ignara! Os guaranis kaiowá não passam de recolhedores de mel no meio do mato. É o povo mais primitivo do mundo, nem chegou à Idade da Pedra. Petistas “avant la lettre”! Comem cupim. Intimidam até malária! Pigmeus, parecem formigas gigantes e caracterizam-se pela insuportável pneumatose intestinal, o que faz deles companhia deveras desagradável.

Além de incestuosos, trocam os filhos por um reles anzol. Por isso, o Brasil é assim, uma mistura de índios flatulentos com criminosos portugueses…

Andam nus, exibindo suas vergonhas; os homens portam nem mesmo um estojo peniano. As mulheres são libidinosas e se vão com qualquer um. As moças tomam banhos coletivos, fazem suas necessidades nas moitas, fumam juntas e entregam-se a brincadeiras de gosto duvidoso, como cuspir uma na cara da outra.

PS: A vadiagem dos guaranis kaiowá pelo menos é lucrativa. Ontem, troquei um canivete suíço (falso) por várias toras de mogno de sua reserva.

Anúncios
 
12 Comentários

Publicado por em 13 de Novembro de 2012 em Discriminação, Política

 

Etiquetas: , , , ,

12 responses to “CASO GUARANI-KAIOWÁ: “Índio bom é índio morto” diz colunista do Jornal “O TEMPO”

  1. moisco

    13 de Novembro de 2012 at 21:13

    O kara é provocativo, quem nunca leu um texto dele se espanta. Foi EXTREMAMENTE INFELIZ (no meu ponto de vista) sobre o texto (EM ALGUMAS AFIRMAÇÕES). Mas que falta faz uma BOA ANÁLISE DE TEXTO, o kara (Walter Navarro), começa seu texto provocando MILITANTES PETISTAS do facebook, onde diz: “Gente cuja relação com o verde se resume à alface do McDonald’s…” ou seja, nada tem compromisso com a causa indígena real. Depois ele usa uma fala que está entre ASPAS, ou seja,não é dele: Como diriam o Marechal Rondon e os irmãos Villas Boas, “Índio bom é índio morto”! “Matar, se preciso for, morrer, nunca!”. E fala da consciência pesada do BANDEIRANTES por terem matado vários índios e que depois usam seus nomes NAS GRANDES CIDADES. Ou seja em 80% do texto o kara esculhamba com petista que usam a causa social para mobilizar uma tribo ingênua e militar tirando dividendos (onde eu concordo plenamente). Mas não foi feliz, deveria ser mais sensível ao problema crítico que passa esta tribo de índios (Guaranis Kaiowá). Mas tem muita gente escrevendo coisa muito pior e sendo aplaudido de dé. QUE FALTA FAZ UMA BOA AULA DE PORTUGUÊS!

     
  2. Marcelo

    14 de Novembro de 2012 at 08:35

    Este colunista de merda devia ser preso e entregue aos indios.

     
    • Rita Medeiros

      15 de Novembro de 2012 at 08:13

      Concordo quanto à prisão deste colunista. O texto é xenofóbico, insensível, e característico de intelectuais de meia tigela, tiranos, ridículos, inescrupulosos, nojentos, irresponsáveis e ignorantes de seu próprio lugar no mundo. Essas foram as palavras mais adequadas para não ter que resumir em outras bem conhecidas, que me desqualificariam, mas que eu sei dizer. Se estivéssemos num país sério, o blogueiro candidato, já aprovado, a idiota de plantão, estaria preso.

       
  3. LIANA UTINGUASSU

    14 de Novembro de 2012 at 23:17

    As análises deste “Cidadão”,ultrapassa insanidade!
    É inexcrupuloso,desrespeita e ataca frontalmente ´.é passivel de Processo em diferentes instâncias.Ele,”se quer merece” que argumente-se sobre sua “inteligência”.
    Pessoa que seguramente não somente desconhece sua ancestralidade,como renega o “ventre” da Terra e por aí vai..
    Em seu texto ele denota que “lê muito”, versa sobre diferentes épocas ,história…etc…etc…Mas, de que adiantou ele ter “conhecimento” se sua sensibilidade não existe?Parece ter “engordado seu cérebro demais”!
    Nossos antepassados, Ancestrais nos deixaram “mais que ensinamentos”,nos mostraram muito sobre Respeito,ética,Justiça e valores que jamais abrimos mão!Não pisoteamos uns sobre os outros,mas seríamuito,muito bom,estar frente á frente com este “cidadão”,em um conselho Indígena, frente a um Fogo Sagrado,porque é assim que nos portamos.
    Hoje,escrevem aqui ali, publicam e as pessoas mal se olham nos olhos..Aliás,será que ele conseguiria estar diante de avós,demulheres e homens que sofrem na pele há séculos, as
    piores torturas?Será que “ELE” conseguiria entrar na Mata fechada e despertar no dia seguinte?Será que conseguiria “OLHAR-SE” lá bem dentro de sua Alma?Acredito que é fácil PUBLICAR “Matérias” debochando e pisoteando sobre os ossos de muitos Guerreiros(as) que já se foram, cuspindo” insanidades”, sem quaisquer coerência!
    Mas , seguramente Nhanderu, nosso pai ,Nossa Mãe Nhandedjara e nossos Antigos,Ancestrais,sabem, e para eles,NADA está oculto! Quanto á Nós aqui, saberemos como proceder com a Matéria Inexcrupulosa,Ultrajante e Frontalmente ofensiva que este ‘Colunista” Publicou.(Liana Utinguassú-Cidadã,Mãe,Mulher, Guarani)Servidora/Presidente Oscip Yvy Kuraxo- /

     
  4. Luiz Varjao

    15 de Novembro de 2012 at 00:57

    insensivel, socialmente irresponsavel, um ignorante de seu proprio lugar no mundo. Um coitado! Fala o q quer, escuta o q deve, quem sabe assim aprende um pouco mais a nao rir da desgraca alheia, meditanto sobre a sua propria, espero q ele tenha amigos q possao orienta-lo, explicar pra ele alguns fundamentos do que significa ser humano, Agora quanto a demisao ou retirada da coluna delo do jornal, nada mais cabivel, pois o lema do jornal eh “Jornalismo de Qualidade” e relamnte o q ele escreveu so pode ser chamado de lixo, ou sai ele ou muda-se o lema, muito simples.

     
  5. Fernanda Melky

    15 de Novembro de 2012 at 06:23

    Preconceituoso e cruel,sou uma dessas chatas do Facebook,sou Guarani Kaiowá sim ! E vc é ninguem! Um lixo o texto…deselegante e vulgar!

     
  6. Julia Daniella Zumbano

    15 de Novembro de 2012 at 09:59

    Este está no time que grita: “quanto mais igual e consumista de enlatados, melhor” pois se for diferente disso, quem lerá suas aspirações de zona de conforto? Ninguém!

     
  7. Marvio

    15 de Novembro de 2012 at 10:50

    simplesmente um boçal pseudo intelectual….

     
  8. Diogo

    15 de Novembro de 2012 at 11:38

    Ao Sr Walter Navarro
    As vezes falta o açúcar, pra adoçar um pouco esse amargor, esse lado negativo de se enxergar as coisas. O mundo já é tão duro com pessoas que tentam enxerga-lo melhor, creio que para você seja quase insuportável viver com tantas pessoas e coisas ruins.
    Eu vejo Rita Lee como uma importante participante da historia cultural e musical deste país, ainda mais, vejo o índio como peça fundamental para criação do povo brasileiro, uma povo receptivo e de caráter. Vejo Haddad como um representante do povo, escolhido no maior colégio eleitoral do Brasil, um país onde a democracia tem sido luzente.
    Apesar de ainda haverem desigualdades elas tem sido reduzidas, o caminho é longo mas se não acreditarmos, e só criticarmos sem fazer nada para melhorar, realmente é muito mais difícil.
    Acredito que ainda existam pessoas como eu, que se orgulham de sua descendência, de sua miscigenação e sintam tão felizes de ser brasileiros, e acreditam no Brasil.
    Ps: Critica feita a liberdade de expressão vinda de um jornalista, não é nada conivente…#ficadica

     
  9. Anna Ly

    16 de Novembro de 2012 at 18:03

    Eu estou para ver uma pessoa que seja tão idiota e metida a jornalista neste mundo. Esse Navarro ganhou o troféu da imbecilidade disfarçada de literatura jornalística e que vem levantar a questão da liberdade de imprensa. Porque não dão este poder em veículos de comunicação a um índio analfabeto? Certamente ele teria muito mais a acrescentar em poucas palavras do que esta verborragia insana deste infeliz Navarro. Que não volte para O Tempo e não entre em nenhum jornal deste planeta. Poderia trabalhar colhendo mel que seria um bem a ele mesmo e à sociedade.

     
  10. Sérgio Oliveira Valpasso

    26 de Março de 2013 at 21:38

    Isso é um corno,viado

     
  11. Ewas

    31 de Maio de 2013 at 12:58

    Oligofrênico, ainda se não tentasse imitar o Macaco Simão.

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: